Índice
As Berlengas localizam-se a 15 Km da Costa Oeste de Peniche, mais propriamente de Cabo Carvoeiro.
Peniche, pertencente ao distrito de Leiria, é a cidade mais ocidental da Europa Continental.
Embora seja uma península (criada por um tombolo – acidente geográfico que faz com que uma ilha seja unida ao continente por uma estreita faixa (barra) resultante da acumulação de sedimentos (areia ou terra), que se formou durante o século XVII, fonte: Wikipédia), foi outrora uma ilha.
Desde a Pré-História que o Homem demonstrou interesse e ocupou este território, o qual acolheu também as mais variadas e antigas civilizações (Fenícios e Romanos).
Mapa das Berlengas
Mapa das Berlengas na geografia de Portugal continental
A região
Um local muito ligado ao mar e à vida piscatória, toda a sua população vivia do peixe e do sal, e também da agricultura. Esta região tem longas e belas praias, razão pela qual o turismo balnear já tem bastante expressão nos dias de mais calor.
O ponto mais ocidental da Península de Peniche é o Cabo de Carvoeiro, onde a cerca de seis milhas, localiza-se a Reserva Natural das Berlengas.
O Cabo Carvoeiro, o cabo mais ocidental da costa continental portuguesa, representa um valioso património geológico e paisagístico e é constituído por imensas falésias calcárias.
Para além de ser um verdadeiro observatório natural de aves, podemos visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédio que remonta ao século XVIII e o Farol do Cabo Carvoeiro (25 mt.), construído para evitar os imensos naufrágios sucedidos nestas águas.
A Gruta da Furninha testemunha a presença do Homem de Neandertal, ou seja, há cerca de 20.000 anos.
Geografia das Berlengas
Coordenadas do Ponto Central:
- Longitude: W 09º 30º
- Latitude: N 39º 24º
- Área Terrestre: 104 ha
- Área Marítima: 9456 ha
- Área Total: 9560 ha
As Berlengas localizam-se na costa oeste da Península Ibérica, a Ocidente do Cabo Carvoeiro – Peniche, e são um arquipélago constituído por um enorme bloco de granito, representado por três pequenos ilhéus – a Berlenga Grande, que ilustra ⅔ da superfície total da ilha, estando separada devido a uma erosão marítima de uma ilha mais pequena, a Ilha Velha, acompanhada por dois recifes adjacentes, as Estelas e os Farilhões.
É uma Reserva Natural, a qual não oferece fáceis acessos a toda a ilha (unicamente de acesso aéreo ou marítimo), existindo no entanto, 2 Km de trilhos onde é possível desfrutar da beleza única de grande parte da ilha.
Arquipélago das Berlengas
O Arquipélago das Berlengas é composto por várias ilhas, ilhotas e rochas, mas a parte principal da sua geografia resume-a três locais:
Ilha da Berlenga Grande
Ilhas Estelas
Ilhotas Farilhões
Ilhas, ilhéus e rochas do Arquipélago das Berlengas
- Ilha da Berlenga
- Ilhéu da Pont
- Cerro da Velha
- Ilhéu dos Soldados
- Ilhéu da Quebrada
- Ilhéu da Lagoa
- Rinchão
- Pedra Negra
- Ilhéu Maldito
- Ilha Edralão
- Ilha Estela
- Meda do norte
- Meda do Sul
As Berlengas possuem desde de 2011 o selo da Unesco, como Reserva Mundial da Biosfera, pois representam uma exímia importância relativamente ao seu precioso ecossistema, recheado de uma fauna de grande valor ao nível marinho e avifauna, tal como ao nível botânico.
A reserva marinha conta com cerca de 10 ha enquanto que a reserva terrestre com 104ha., onde a Berlenga e as Estelas são constituídas por rochas magmáticas, de granitos vermelhos e os Farilhões, de rochas metamórficas, ou seja, xistos e gnaisses.
As montanhas deste arquipélago estão repletas de falhas tectónicas que ocasionaram belíssimas grutas, visitadas por milhares de pessoas por ano.
O seu clima tem uma grande influência atlântica, mas também mediterrânea, promovendo por vezes ventos muito fortes. Chove intensamente nos meses de Inverno e é por vezes bastante árido nas meias estações.
Perguntas frequentes
Como dormir nas Berlengas?
Há três maneiras possíveis de dormir nas Berlengas: no Forte S. João Baptista, no Pavilhão Mar e Sol e ainda no Parque de Campismo. Consulte a página completa sobre alojamento nas Berlengas.
Como ir para Berlengas?
Chegar às Berlengas é fácil, só tem de apanhar um barco no porto marítimo de Peniche, e depois de uma viagem de 30 minutos chega à ilha principal. Consulte a página completa sobre como apanhar um barco para as Berlengas.
Berlengas como visitar?
As Berlengas só se podem visitar de duas maneiras: a pé por si explorando a ilha principal. Em barco de excursão, conseguindo chegar a pontos onde não conseguirá ir sozinho, e ouvindo explicações profissionais da história, fauna e flora do local. Consulte a página completa sobre os locais de interesse para visitar as Berlengas.
Berlengas onde fica?
As Berlengas localizam-se a 15 Km da Costa Oeste de Peniche, mais propriamente de Cabo Carvoeiro. Consulte a página completa sobre a localização das Berlengas.
Berlengas onde dormir?
Devido às escassas opções de alojamento na Berlenga, aconselhamos a reservar um quanto em Peniche. Consulte a página completa sobre a hotéis em Peniche.
Onde comer nas Berlengas?
Tal como o alojamento, as possibilidades de comprar comida ou de comer fora nas Berlengas são poucas. Estão a funcionar apenas dois Restaurantes e um Mini-Mercado, com serviço de Bar. Consulte a página completa sobre onde comer nas Berlengas.